Frequentadores aprovam ordenamento do fluxo de veículos na Praia do Atalaia, em Salinópolis

249

Agentes do Detran e de outros órgãos participam da Operação

Agentes da Operação Proclamação da República sinalizam e organizam o tráfego, a fim de evitar transtornos aos próprios banhistas

“É muito válida a iniciativa criada para que os carros possam transitar com cuidado, sem grande velocidade. É muito bom!”, afirmou o empresário goiano residente no Pará, Osmar Carvalho, que há mais de 30 anos frequenta a Praia do Atalaia, no município de Salinópolis, no nordeste paraense. A sede municipal é uma das mais de 20 localidades paraenses que receberam reforço no efetivo durante a Operação Proclamação da República, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na sexta-feira (12). As ações prosseguem até a próxima terça-feira (16).

Osmar Carvalho ressaltou a importância do balizamento de veículos ao longo de mais de 2 quilômetros na faixa de areia da praia. Com bandeirolas sinalizadoras, os profissionais de segurança pública organizam as vias e o fluxo de veículos na praia.

O coordenador da operação neste feriado em Salinópolis, Márcio Emídio, citou as ações do Sistema Integrado na operação. “Nó estamos nessa Operação Proclamação da República com o reforço de mil agentes de segurança pública, aproximadamente, distribuídos em 28 localidades. Na Praia do Atalaia há o fluxo de trânsito com as bandeirolas na faixa de areia, e nós também estaremos desenvolvendo as operações Lei Seca e Poluição Sonora, fiscalizando os estabelecimentos comerciais e os eventos que estiverem ocorrendo”, informou.A Operação também inclui ações de proteção ao meio ambiente Foto: Divulgação

Integração – Participam da Operação agentes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”.

Ainda durante o feriado prolongado, a Segup integra a ação “Praia Limpa, Praia Linda”, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Márcio Emídio, coordenador das ações no feriado prolongado Foto: Divulgação

A iniciativa busca promover a conscientização ambiental, envolvendo frequentadores e trabalhadores das praias. São feitas abordagens e troca de materiais recicláveis por brindes, como copos plásticos, a fim de evitar o consumo de descartáveis, além de atividades recreativas na praia.

“Em 2019, a Segup iniciou também um projeto para limpeza das praias, iniciando pela do Atalaia. Este ano fechamos esta parceria para que não ocorra como nós vimos a algum tempo atrás, as praias com muito lixo despejado pelos próprios banhistas. Nada melhor do que uma ação integrada do governo para que nós possamos, de forma limpa, receber banhistas”, complementou Márcio Emídio.

Por Aline Saavedra (SEGUP)

RESPONDER COMENTÁRIO