Detran conclui sinalização do binário no Farol Velho, em Salinópolis

178
Detran conclui sinalização do binário no Farol Velho, em Salinópolis

O acesso à Praia do Farol Velho agora está mais seguro e bem mais rápido

As duas principais avenidas paralelas passam a ter sentido único, melhorando a segurança e a fluidez

Os veranistas que escolheram a Praia do Farol Velho, em Salinópolis, na região Nordeste, para aproveitar o mês de julho vão encontrar um trânsito mais organizado e seguro. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) conclui nesta sexta-feira (23) as obras de sinalização horizontal e vertical do binário. Agora, as duas principais avenidas paralelas da área deixam de ter mão dupla e passam a ter sentido único, o que garante maior fluidez ao trânsito. Cinco ruas receberam sinalização completa.

Ponto turístico de grande concentração de motoristas, a Praia do Farol Velho sempre teve um fluxo desorganizado de veículos. “Antes, era comum a gente presenciar motoristas estacionando em locais proibidos, manobrando o veículo aleatoriamente em qualquer sentido da via. Sempre foi uma grande confusão”, disse a comerciante Graça da Costa, que trabalha no local há mais de 20 anos.

Além de organizar os sentidos do tráfego de cada via, o Detran implantou placas de sinalização vertical, identificando locais permitidos e proibidos de estacionar e orientando os condutores por onde trafegar com segurança. Na sinalização horizontal, as vias passam a contar com áreas destinadas a estacionamento, locais de paradas, identificação de conversões à direita ou à esquerda e sinalização de lombadas.A sinalização acaba com transtornos enfrentados por veranistasFoto: Asdecom/Detran

Para quem costuma transitar pelo local a mudança fará grande diferença na hora de manobrar o veículo. “Frequento o Farol Velho há anos e sair da praia era sempre um transtorno, com os carros atravessando de forma desorganizada. Já estava em tempo mesmo de sinalizar e trazer mais segurança pra gente”, ressaltou o advogado Walber Ferreira.

Melhoria – Com o binário sinalizado, os órgãos de trânsito também poderão aprimorar a fiscalização, a fim de garantir o cumprimento da sinalização e a segurança dos frequentadores da praia.

A mudança de sentido também melhora o tráfego na áreaFoto: Asdecom/Detran

“O objetivo do binário é justamente racionalizar o fluxo de veículos, evitar os engarrafamentos comuns na área e permitir mais tranquilidade para quem usufrui desse espaço, seja motorista ou pedestre”, esclareceu o diretor Técnico-Operacional do Detran, Bento Gouveia.

As obras do binário integram o Projeto Sinalização Viária por Todo o Pará, uma iniciativa do governo do Estado coordenada pelo Detran, em parceria com as prefeituras.  Em Salinópolis, as obras do projeto iniciaram em maio, e já garantiram sinalização a diversas ruas da sede municipal.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)

RESPONDER COMENTÁRIO