Secult lança festival musical que vai garantir auxílio aos artistas musicais durante pandemia da Covid-19

413
Secult lança festival musical que vai garantir auxílio aos artistas musicais durante pandemia da Covid-19

Cerca de 1.600 músicos, DJs, técnicos e holds serão beneficiados. Conteúdo musical será exibido nos intervalos da programação da TV Cultura a partir desta quinta-feira (11).

A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult)lança a segunda edição do Projeto “Minha Banda na Cultura”. A medida vai garantir apoio emergencial financeiro de R$ 500 para 1,6 mil profissionais da música, entre eles, músicos, DJs, técnicos e holds que formam as equipes, com mais de 320 bandas e grupos do Estado que foram diretamente impactados pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Governo do Estado, a medida é compensatória por conta das restrições sanitárias implementada na rotina dos paraenses para preservar a vida e evitar o contágio e avanço da Covid-19. Para aderir ao auxílio, os interessados devem acessar o site da Secult. O conteúdo musical será exibido nos intervalos da programação da TV Cultura a partir desta quinta-feira (11).

“Já havíamos apoiado desde o ano passado, através da Lei Aldir Blanc, mais de R$ 10 milhões em projetos para os fazedores de cultura. Acabamos de assinar o temo de fomento com a Academia Paraense de Música que permitirá que seja feito uma ajuda emergencial para aqueles que estão envolvidos nas atividades culturais e estão sofrendo com as dificuldades do momento”, disse o governador Helder Barbalho.

Segundo a Secult, 732 projetos voltados para a gravação de CDs, realização de festivais e oficinas musicais foram contemplados por meio da lei Aldir Blanc no estado

“Neste momento de cuidados mais restritivos em relação à pandemia, o governador orientou fazermos um projeto de assistência imediata aos músicos diretamente envolvidos na noite e eventos”, detalhou a secretária de cultura Úrsula Vidal.

O Governo do Pará, em parceria com a União dos Artistas Paraenses (Uniaspa), vai credenciar os 1.600 profissionais que irão receber o auxílio.

“Além de oferecer esse apoio emergencial para a cadeia produtiva da música, nós também abrimos uma janela de oportunidades para divulgação do trabalho realizado por essas bandas, artistas e cantores por meio de clipes que serão exibidos nesta grande parceria que estamos renovando com a TV Cultura”, disse Úrsula.

Por G1 PA — Belém

RESPONDER COMENTÁRIO