Bombeiros alertam para maré de mais de 4 metros em Salinas na noite de Ano Novo

739
Bombeiros alertam para maré de mais de 4 metros em Salinas na noite de Ano Novo

O Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o coronel Reginaldo Pinheiro frisou nesta sexta-feira (27), que em Salinas, região do salgado paraense, dia 31 de 2019, haverá maré alta de 4,2 m, e a partir de 22h30, o mar atingirá o pico. Ele recomendou prevenção aos banhistas e a consulta permanente à tábua de marés e mesmo aos guarda-vidas, da corporação militar, sobre as condições locais da maresia no balneário em que o banhista estiver, em geral. Para evitar maiores transtornos, em Salinas, na noite de Ano Novo, os Bombeiros vão fechar a rampa que dá acesso à praia pelos carros

As praias dos municípios tradicionalmente mais visitados nesse período do ano, como Salinas, Marudá e Mosqueiro, terão atuação permanente do Corpo de Bombeiros, que a partir de segunda-feira (30), receberão a operação da corporação militar de “Ano Novo”. Ao todo, 250 homens serão distribuídos entre os municípios para atuarem, das 8h às 18h, nos cuidados juntos aos banhistas, evitando afogamentos e eventuais outros acidentes.

O Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o coronel Reginaldo Pinheiro observou que apesar do trabalho de prevenção de afogamentos ao longo do ano nos balneários, as festas de fim de ano vêm associadas ao amplo consumo de bebidas alcoólicas, o que aumenta os riscos e, consequentemente, as ocorrências.

A Defesa Civil do Estado é parceira dos Bombeiros nessa atuação de virada do ano, reforçando o trabalho de orientação das pessoas, principalmente, para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes para que façam a identificação das pessoas menores de idade, com o uso de pulseiras com o nome e contato sobretudo junto às crianças. Esta prática vem sendo bastante usada com bons resultados na prevenção e achados de crianças perdidas em praias com forte movimentação.

O coronel Reginaldo Pinheiro, faz o alerta: “Em Salinas, dia 31, haverá maré alta de 4,2 m, e a partir de 22h30, o mar atingirá o pico. E como nessa região, mesmo com o trabalho de prevenção, sempre tem o problema com as pessoas que deixam os carros na areia, a rampa de acesso à praia estará fechada”, observou o coronel Pinheiro.

RESPONDER COMENTÁRIO