Menina de 4 anos quase fica cega por usar muito o celular

233
Menina de 4 anos quase fica cega por usar muito o celular
(Foto: Reprodução)

Atualmente, chegou a ser inevitável separar as crianças das tecnologias. O uso de tablets e smartphones, principalmente, é comum entre os pequenos de praticamente todas as idades. Mas deixar as crianças ficarem olhando durante muito tempo para uma tela pode trazer sérios problemas à saúde delas.

Na Tailândia, uma menina de apenas 4 anos quase ficou cega devido ao uso em excesso de tais aparelhos eletrônicos, tablets e celulares. E a razão é simples: o uso exagerado de telas luminosas pode causar secura nos olhos, lacrimejamento, vermelhidão e miopia. E o quadro piora em crianças, pois os órgãos ainda estão em formação.

A criança teve que passar por uma cirurgia delicada para corrigir o problema.

Dachar Nuysticker, pai da menina, conta que ela tinha esse costume desde os 2 anos de idade e se viciou na tecnologia até apresentar problemas oculares. A criança desenvolveu ambliopia, ou mais conhecido com “olho preguiçoso”. A doença é o desvio ou desalinhamento de um olho, fazendo com que o cérebro não reconheça totalmente as imagens vistas pelo órgão afetado.

Depois do procedimento cirúrgico, a menina voltou a usar os dois olhos simultaneamente.

Os médicos aconselharam Dachar a proibir a criança usar telas e até televisão. O pai fez um post nas redes sociais contando o caso e alertando os outros pais sobre o assunto.

O indicado, segundo especialistas, é que as crianças passem duas horas no máximo por dia usando celulares, tablets ou outros aparelhos com tela. Para os pequenos de 2 a 5 anos, o tempo recomendado é menor ainda, de apenas uma hora diária.

(Com informações de Cura pela Natureza)

RESPONDER COMENTÁRIO