Conheça o Sal, Salinas ou Salinópolis – Praia Balnear Oceânica – O paraíso da Amazónia Atlântica!

862

Salinópolis ou como carinhosamente é chamada ‘Salinas’ é também conhecida como “o Paraíso da Amazônia” é um município de grande destaque no Estado do Pará, esta situada na micro-região do salgado entre o Oceano Atlântico e os município de São João de Pirabas, Maracanã. Após o zoneamento turístico feito pelo Estado do Pará em 2001, houve um desmembramento das regiões, e Salinópolis ficou dentro do Pólo Amazônia Atlântica, sendo considerada uma das principais cidade turísticas balneárias do Estado. 

Sua paisagem é equatorial típica, como peculiaridades próprias e acentuadas marcas de maritimidade. O clima é tropical e úmido, decorrente da existência faixa de calmarias, que nessa região provoca máximas pluviometrias equatoriais nos meses de Janeiro a Março. Em relação à hidrografia, Salinópolis apresente rios não muito extensos, porem bastantes sinuosos, sendo o maior deles o Rio Maracanã. Quanto ao solo, é encontrado lato solo amarelo de textura média, enquanto que no litoral há presença de solos de mangues, e a vegetação recobre terrenos de terras e várzeas.

Com relação à diversidade natural e cultural, Salinópolis apresenta uma vasta combinação de atrativos naturais como as mais belas praias do nordeste paraenses, com uma variedade de praias de areia fina e branca, todas com as suas características e singularidades, sua cultura destaca-se pelas manifestações como Carimbó onde sem dúvida, constitui uma das mais emblemáticas e alegóricas referências da cultura paraense e em Salinópolis é comemorada no Festival do Carimbó realizado todo ano pela Prefeitura Municipal em novembro.

Falando de sua historia na pode ser contada somente a partir da sua emancipação política, que neste ano irá comemora seus 117 anos no dia 22 de outubro, mais podemos contar desde os anos de 1613 onde as primeiras embarcações passaram diante de Salinas e os primeiros habitantes os índios Tupinambás, já habitavam a costa salinense, mias naquele tempo chamava-se de Viriandeua ou Virianduba, que na língua tupi significava “abundancia de pássaros” ou “baia de muitos pássaros”.

E é nesse contexto que começamos a destacar sobre alguns atrativos naturais e culturas relacionados ou turismo, que Salinópolis tem a oferecer a você turista e visitante, que vem a esse tão maravilhoso destino turístico, localizado no nordeste do Pará dentro do Pólo Amazônia Atlântica.

Venha conhecer Sal, Salinas ou Salinópolis, Praia Balnear Oceânica – O paraíso da Amazônia Atlântica!

Contrate a Agência “Pajurá Turismo Receptivo”, e conheça Salinópolis com um novo olhar e novas sensações.

Contatos: 91 984604956 / 982920679Resultado de imagem para imagem do zap

Wagner Dias

https://www.facebook.com/wagnerdisantos

https://www.facebook.com/PajuraTourReceptivo/

https://www.instagram.com/pajuraturismoreceptivo/

 

Orla do Maçarico
Farol de Salinas
Rio Sampaio
Calçadão da Orla do Maçarico
Casa de Pedra do Cocal e Extremidade da Praia Ponta da Sofia
Lago do Pedalinho
Igreja Matriz

 

RESPONDER COMENTÁRIO