
Na data do dia 07 de setembro de 1920 na vila o Santa Rosa nascia a mocinha de cognome Maria Alves dos Santos, filha de Maria Souza Alves e de Justo Alves de Souza, casou-se com Pedro Figueiredo dos Santos aonde foi uma respeitada matriarca de uma família de 10 filhos, 38 netos, mais de 60 bisnetos e mais de 22 tetranetos, onde nunca imaginaria que um dia poderia ser reconhecida como a Rainha do Carimbó de Salinas, a quem o Carimbó como uma manifestação de cultura popular muito deve a sua divulgação em Salinópolis.
E hoje, a pesar de não estar mais entre seus familiares, a sua estirpe comemora seu aniversário no mesmo dia, como forma de respeito a sua imagem e por tudo que Ela fez e, para que essa tão grandiosa família nunca esqueça a sua alegria, seu majestoso festejo e sua forma de união que ela sempre ensinou a seus filhos, netos e bisnetos, comemoram com uma festa digna de sua memória e alegria com apresentação de grupos de Carimbó e dançarinas.
E para abrilhantar sua festa além de contar com a presença de sua tão grandiosa família, teve como convidados ilustres como o Sr. Prefeito de Salinópolis Paulo Henrique Gomes, seu pai o Sr. Raimundo Paulo “Di Gomes”, sua filha a Srª Paula Gomes acompanhada de seu esposo o Sr. Drº. Deilton, os ilustríssimos senhores vereadores Nilson Stª Brígida, Machadinho, Rodrigo Rayol, Tonhão e Waguinho acompanhado de sua esposa e filha.
E é como muita alegria que a equipe do Portal do Sal tem a honra de prestigiar essa tão grandiosa ‘GUERREIRA DAMA DO CARIMBÓ” que a como disse um dia uma de suas amigas e dançarina dona Domingas “O Carimbó de dona Maria Pajurá deixou fama e saudade”. E hoje presente junto com sua família, onde Ela iria completar seu 97º aniversario, peçamos por favor, não deixem aqui morrer o Carimbó e muito menos a imagem de Dona Maria Pajurá.