DICAS PARA ATENDER BEM TURISTAS – REPORTAGEM – 01

245
DICAS PARA ATENDER BEM TURISTAS – REPORTAGEM – 01

O Portal do Sal – Turismo, vem dar continuidade na série de reportagem “DICAS PARA ATENDER BEM O TURISTA”. Caro profissional, nessas dicas você encontrará conceitos básicos sobre acessibilidade, o que é acessibilidade e desenho universal. Elas podem ser de grande ajuda. Aproveite.

O Conceito Básico da acessibilidade é um princípio que deve ser seguido em todos os ambientes, sejam públicos, institucionais, governamentais, empresarias, comerciais, sociais, familiares ou privados.

O que é acessibilidade?

A acessibilidade e uma característica do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e na comunicação, inclusive nos sistemas e nas tecnologias da informação e da comunicação, bem como em serviços e instalações abertas ao público, tanto na cidade como no campo.

Dessa forma, acessibilidade é um direito universal (não apenas de pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida). Ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, de mudanças de cultura e atitude.

O que é desenho universal?

São parâmetros que visem proporcionar a maior quantidade possível de pessoas, independente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura de ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.

No Brasil, a norma que estabelece critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade é a ABNT NTR 9050. Exemplos: as portas devem possuir um vão livre de pelo menos 80 cm de largura; a maçaneta deve ser do tipo alavanca; e o balcão de atendimento deve ter altura diferenciada.

Essas são algumas dicas do Portal do Sal – Turismo para você, profissional do turismo ou empresário do setor do turismo de como atender bem o turista com deficiência ou mobilidade reduzida.

Até a próxima…

 

Por https://www.facebook.com/wagnerdisantos

Email: wagnerturismo2012@hotmail.com

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDICAS PARA O TURISTA
Próximo artigoPROMOÇÃO AZULIM 2017 SHOW DE PRÊMIOS E SUPERMERCADOS SÃO GERALDO
Bacharel em Turismo - Faculdade de Turismo - FACTUR - ICSA Proprietário da Empresa "Pajurá Turismo e Eventos" Colunista no Portal do Sal Trabalhando na empresa Portal do Sal Turismo e Eventos. Consultor em turismo e áreas do setor turístico.

RESPONDER COMENTÁRIO