Uepa divulga na próxima terça o listão de aprovados no Prise e Prosel

339
Uepa divulga na próxima terça o listão de aprovados no Prise e Prosel
Belém-Pa: 15-01-2013- Resultado processos seletivos 2013 UEPA

A Uepa divulga na próxima terça-feira (31) o listão dos aprovados no Prosel 2017, no Prise e no processo seletivo para a licenciatura em Letras Libras

Uepa divulga na próxima terça o listão de aprovados no Prise e Prosel
Belém-Pa: 15-01-2013- Resultado processos seletivos 2013 UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga nesta terça-feira (31) o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2017, no Programa de Ingresso Seriado (Prise), terceira etapa, e no processo seletivo específico para o ingresso no curso de Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras). Às 9h, o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, concede entrevista coletiva, na Reitoria, quando serão divulgados os dados da seleção e o nome dos primeiros colocados. Em seguida, a lista será distribuída às rádios cadastradas pela Assessoria de Comunicação (Ascom).

Para este ano, foram ofertadas 3.702 vagas, distribuídas igualmente entre o Prosel e a terceira etapa do Prise, as duas modalidades de acesso à universidade. Em 2017, a Uepa também reservou 50% das vagas a candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública, por meio do sistema de cotas sociais. A terceira etapa do Prise registrou 5.671 candidatos inscritos, que fizeram prova no dia 11 de dezembro de 2016. Já os 82.559 candidatos do Prosel se submeteram à primeira aplicação das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em 5 e 6 de novembro, e à segunda aplicação em 3 e 4 de dezembro de 2016.

Concorrência – No Prise, na condição de não cotista é apresentada a seguinte concorrência: Biomedicina, com 24 candidatos para uma vaga; Fisioterapia, com 20,7 candidatos; e Medicina, com 18,6 concorrentes para uma vaga. Já entre os cotistas, a relação é a seguinte: Medicina, com 9,4 candidatos por vaga; Fisioterapia, com 7,8 candidatos por vaga; Biomedicina, com 7,3 candidatos para uma vaga.

No Prosel, os cursos de saúde também foram os mais concorridos. Entre não cotistas, Fisioterapia em Belém teve 112,3 candidatos para uma vaga; Medicina em Marabá teve 92,8  candidatos por vaga; e Medicina, em Belém, 86,88 na demanda por vaga. Entre os cotistas, Fisioterapia em Belém teve 333,1 candidatos para uma vaga; Enfermagem em Tucuruí, 197,6 por vaga; e Licenciatura em Educação Física em Belém, 180,69 por vaga.

Enem – Foi automaticamente eliminado no processo de classificação do Prosel o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2016 ou obteve nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Exame inferior a 400. Foi atribuído bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, aos candidatos que concluíram o ensino médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.

Para o resultado, o Prosel teve como base de dados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem. A medida aumenta as chances de candidatos paraenses no certame, que vem sendo cada vez mais procurado por estudantes de outros estados.

Este ano a Uepa ofertou pela primeira vez vagas no curso de Licenciatura em Letras Libras fora da capital. Desta vez, a turma será formada no município de Marabá. A comunidade surda e ouvinte participou de processo seletivo específico para o ingresso, cuja primeira etapa foi a prova de proficiência em Libras e a segunda, prova objetiva e redação. Ao todo, 84 vagas foram disputadas, sendo 44 para o primeiro semestre de 2017, em Belém, e 40 no segundo semestre, em Marabá. Cerca de 250 se inscreverem para concorrer na seleção.

Matrícula – Os candidatos aprovados no Prosel, na terceira etapa do Prise e no processo seletivo específico de Libras deverão, de 3 a 7 de fevereiro, fazer a pré-matrícula no site www.uepa.br. O primeiro passo para garantir a vaga será feito exclusivamente via internet.

No mesmo período, os calouros devem imprimir a ficha de poré-matrícula, assinar no local indicado no formulário e entregar no campus em que foram aprovados, as cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino); 1 foto 3×4 recente (colorida); Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição; Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Comprovante de Residência (recente que contenha CEP). O candidato deverá estar munido de originais para confirmação dos dados.

Ao candidato oriundo das escolas da rede pública será admitida a apresentação de declaração de estar concluindo o ensino médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pelo Certificado em até 120 dias. A matrícula definitiva está condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios. A não apresentação até o início do ano letivo implicará na perda da vaga.

No caso de aprovação concomitante no Prosel e no Prise para curso/ turno/ município diferentes, o candidato deve assinar o termo de desistência de vaga de um dos processos seletivos, sob a pena de não poder fazer a matrícula. No caso de aprovação concomitante nas duas modalidades e para um mesmo curso/ turno/ município, o candidato terá a matrícula autorizada na vaga do Prise Subprograma XVII, terceira etapa.

Por Ize Sena

RESPONDER COMENTÁRIO