Salinópolis, Maracanã e Juruti vão debater a criação de Unidades de Conservação

174
Salinópolis, Maracanã e Juruti vão debater a criação de Unidades de Conservação

A Sema promoverá as consultas públicas no processo de criação de Unidades de Conservação (UC), que ajudarão a preservar o ecossistemaSalinópolis, Maracanã e Juruti vão debater a criação de Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará neste mês, nos municípios de Maracanã e Salinópolis (na região nordeste), e Juruti (no oeste), consultas públicas sobre a criação de Unidades de Conservação (UC). A convocação das consultas é uma exigência legal, que objetiva assegurar às populações locais, do entorno e do interior da área a ser criada, a participação nas discussões sobre os projetos das Unidades.

Na próxima terça-feira (18) será realizada a primeira consulta, no município de Maracanã, na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal –Maiandeua, de 256.4 hectares. No local será debatida a criação da UC Monumento Natural Dunas de Algodoal. A proteção integral da fauna e da flora nativa da APA é o principal trabalho a ser desenvolvido na Unidade de Conservação.

No dia 21, em Salinópolis, será apresentada a proposta de criação da Unidade de Conservação da Natureza Monumento Natural Atalaia, que visa preservar os sítios naturais raros, proteger parte do litoral de extensão urbana e garantir a manutenção das espécies de flora e fauna, em área com extensão de 256.10 hectares.

Em Juruti, o debate da proposta de criação da UC Lago Mole será no dia 27. O objetivo é a preservação dos peixes, quelônios e répteis que usam o local para reprodução. A parte hídrica, importante para essas espécies, ocupa aproximadamente 43% do total da área de 262.12 hectares, e atinge a profundidade média de 10 metros em período de estiagem.

Káthia Oliveira
Secretaria de Estado de Meio Ambiente
COMPARTILHAR
Artigo anteriorLindalva Cavalcante
Próximo artigoNayara Santos
Edinho é o atual administrador do Portal do Sal. Fotógrafo e Designer, é responsável pela parte administrativa e comercial do site.

RESPONDER COMENTÁRIO