Pretinhos do Mangue chama o Brasil para Curuçá

1249

Um carnaval onde a fantasia vem da própria natureza. Com quase 25 anos de existência, o bloco Pretinhos do Mangue já é tradição para os moradores do município de Curuçá e dos milhares de brincantes que vão até a cidade para conhecer e participar do carnaval ecológico do nordeste do Pará.

Fundado na terça-feira de carnaval de 1989, quando um grupo de pessoas resolveu tirar o gosto da farra com caranguejo mas não encontrou o petisco no mangue e resolveu voltar de mãos abanando, mas com o corpo inteiro sujo como forma de protesto. A partir de então, nascia o bloco Pretinhos do Mangue.

A peculiaridade da cidade de interior e o povo hospitaleiro colaboraram para que o bloco crescesse e ficasse conhecido nacionalmente. Este ano, o bloco dos Pretinhos irá desfilar no domingo (10), com concentração às 14h no porto do mangue, e seguirá pelas principais ruas da cidade até o local do desfile.

Como acontece desde a sua fundação, o bloco sempre leva para as ruas a importância da conscientização ambiental, principalmente com o respeito ao seguro defeso, quando é proibida a captura do caranguejo para a reprodução. Este ano, o tema do bloco, “Vem pra cá, Brasil”, nada mais é do que um convite para que as pessoas de todo o país possam conhecer a cultura do município, assim como a maneira local de fazer o carnaval.

Para facilitar a entrada de foliões caracterizados, a parte do mangue com acesso mais fácil, conhecida como terê-terê, onde é possível mergulhar de forma rápida e segura, será identificada aos brincantes. A música que irá embalar os foliões do Pretinhos do Mangue fará também uma referência ao período de proibição da cata do caranguejo na reprodução, conhecido como soatá. “Sol, preamar, a maresia e o cio”. Essa é uma parte da música aonde vamos alertar a todos sobre a importância de respeitar o defeso. A música mostra também a importância da natureza para a humanidade e principalmente o mangue para os moradores de Curuçá, de onde é tirado o sustento da maioria dos moradores”, afirma o presidente do bloco, Edmilson Campos.

Para o desfile serão usados quatro carros. O primeiro levará para as ruas a réplica de uma grande ostra com uma mulher dentro simbolizando a beleza da mulher de Curuçá. O segundo carro vai apresentar um grande banner mostrando um mangue limpo e com suas belezas naturais e outro mostrando um mangue poluído e comprometendo a biodiversidade. O terceiro carro levará o mascote do bloco, o caranguejo de três metros e meio de comprimento e um metro e meio de altura, que mostra todos os movimentos do animal vivo, que fecha e abre os olhos e solta espuma em um cenário do seu habitat.

O quarto é o trio que leva a multidão pelas ruas da cidade. Uma caixa d’água também será usada para simular o mangue natural pelas ruas. A novidade este ano no bloco é a homenagem que os organizadores vão fazer aos pescadores locais com a inserção da cobra grande, que passará entre os carros.

A chuva, presente em todos os anos durante o carnaval, para o bloco Pretinhos do Mangue, em especial, terá um significado maior. Ao mesmo tempo em que poderá comprometer a pintura feita com mangue pelos foliões, proporcionará a saída dos caranguejos para a reprodução. “É um motivo a mais para festejarmos”, conta Edmilson.

Além dos Pretinhos do Mangue, vários outros personagens invadem o bloco para garantir a alegria dos brincantes com muita criatividade como as personagens Curupira, Matinta Perera, o predador do mangue e até mesmo uma canoa eletrônica sofisticada.

A estimativa de público em 2012 foi de 17 mil pessoas no carnaval em Curuçá, o que deve aumentar este ano. “Nós fizemos um cadastro na internet onde foram disponibilizadas trinta casas para alugar durante esse período, com valores entre R$300,00 a R$1.500,00, dependendo do local e do imóvel, e todas já estão comprometidas”, afirma Edmilson. Jhon Ney Baía irá pela primeira vez curtir o carnaval em Curuçá, com toda a família. “A minha família tem casa lá e todos nós vamos. Sempre tive vontade de conhecer o carnaval de Curuçá e espero muita diversão e originalidade com o bloco Pretinhos do Mangue”, afirma.

(Diário do Pará)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorParaense é a nova líder do BBB
Próximo artigo1º DIA DO CARNASAL 2013
Edinho Costa é o atual administrador do Portal do Sal. Fotógrafo e Designer, é responsável pela parte administrativa e comercial do site.

RESPONDER COMENTÁRIO