UM FUTURO MELHOR PRA VOCÊ

353

Texto base: Provérbios 23:17-18

       “Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo o dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.”

Essa palavra foi inspirada por Deus e escrita pelo rei Salomão, o homem mais sábio encontrado nas escrituras sagradas, sua sabedoria foi concedida por Deus e excedia em muito aos outros sábios.

Ela nos fala que não devemos ter inveja dos pecadores, mas devemos nos manter firmes no temor de Deus todos os dias, pois assim teremos um bom futuro e nossa esperança não será frustrada. Será que existe algo que nos impeça ou pelo menos nos atrapalhe de ter um bom futuro, a palavra de Deus acima mencionada diz que sim, a inveja dos pecadores.

Quando começamos comparar nossa vida a de pecadores, podemos cair em uma armadilha sem volta e achar que não ale apena seguir os caminhos do Senhor, pois enquanto muitos pecadores parecem ser felizes e prosperar em seus negócios, aqueles que se dedicam as coisas de Deus muitas das vezes estão em adversidades, em dificuldades, em lutas que parecem não ter fim. E querer comparar sua vida com a de um pecador pode te conduzir a pelo menos três situações:

1ª – Murmuração: A murmuração é um pecado grave contra Deus, é o mesmo que dizer que Deus não sabe ser Deus. Você diz olha só fulano de tal vive aprontando, não respeita ninguém, é uma pessoa má, mas tem carro do ano, casa nova, dinheiro e muito luxo eu fiel a não sei quantos anos a Deus e a igreja e a minha família estou nessa situação que nem sei se vou sair… e por aí vai, Deus não aceita a murmuração de ninguém, é uma ofensa a sua condição suprema.

2ª – Desânimo: Você começa a comparar e depois pensa será que vale a pena todo esse sacrifício para obedecer a Deus, eu não vejo melhora na minha vida, continuo em dificuldades financeiras, não fui curado desta enfermidade…etc. Você começa a duvidar se ser fiel a Deus é mesmo bom ou se não seria melhor você fazer tudo o que te dá vontade e “aproveitar” a vida.

3ª – Se desviar da fé: Como está no Salmo 73:2-3 “Quanto a mim porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.” Isso pode acontecer se você ficar comparando a sua vida com a dos perversos.

O texto de provérbios nos diz que ao invés de invejar os pecadores devemos perseverar no temor de Deus todos os dias, dessa forma receberemos de Deus um bom futuro. Mas o que quer dizer “No temor do senhor perseverarás todo o dia”. Temer a Deus é reconhecer que existe um Deus que está acima de todas as coisas e de você, ou ainda, temer é obedecer.

 Perseverar no temor do Senhor todos os dias é igual a:

– Estar no centro da vontade de Deus todos os dias;

– Desviar do mal todos os dias;

– Não viver no pecado todo o dia (Romanos 6:11-15);

– Ter uma vida íntegra;

– Ser luz para quem estar em trevas (Filipenses 2:15);

– Ter comunhão com os irmãos todos os dias (1João 4:20);

– Ter comunhão constante com Deus (Daniel 6:10);

Mas você pode estar pensando agora, mesmo com todas as minhas falhas eu cumpro tudo isso, mas minha vida não muda, continuo passando necessidades e muitas lutas. Nessa situação se você realmente faz tudo isso você só precisa entender o método de Deus. Em Isaías 55:8 diz “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos…”

Na escola onde Deus forja o ouro puro a matéria principal se chama adversidades, Se você está nessa escola se prepare pois cada pessoa levantada por Deus antes passou por essa escola, vamos conferir:

  • José antes de se tornar o segundo depois de Faraó no Egito, foi vendido pelos seus irmãos, aprendeu a administrar a abundância na casa de potifar, foi caluniado e preso, onde aprendeu a administrar na escassez, dali ele saiu para um bom futuro que Deus tinha preparado para ele.
  • Davi foi ungido rei de Israel, mas passou dez anos sendo perseguido pelo Rei Saul, que queria matá-lo, passou fome, fugiu para a caverna de Adulão, onde aprendeu a conduzir 400 homens considerados refugo da sociedade, ele aprendeu com estes 400 para depois governar um exército de mais de um milhão de homens.
  • Jesus pra ser glorificado foi humilhado, cuspido, surrado, crucificado e morto, como está em Lucas 24:26 “Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E em Filipenses 2:9-11 “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Creia, tenha fé e persevere no temor de Deus todos os dias, pois Deus está te forjando na escola da adversidade, para você saber administrar o bom futuro que ele vai te dar.

 

Deus esteja convosco!

Texto baseado na pregação do

Pastor Silas Malafaia.

RESPONDER COMENTÁRIO