Benevides abre terceira edição do natal sustentável.

1092

O tema do natal deste ano é “A estrela é Você”, que trará uma releitura dos personagens natalinos através de personagens de lendas amazônicas.

Desde 2009 o projeto Natal de Benevides, idealizado pela prefeitura local, vem investindo na consciência ecológica dos habitantes do município. O projeto, desenvolvido pela empresa de Foz do Iguaçu Eco-Decor, tem como principal objetivo a confecção de peças decorativas de natal feitas com garrafas pet. O resultado leva ao centro de Benevides um show de luz e espírito natalino que atrai cada vez mais a atenção de visitantes.
A inauguração do terceiro Natal de Benevides será nesta sexta-feira, dia 2, às 20 horas no centro da cidade. Na ocasião haverá um cerimonial de boas vindas aos visitantes, apresentação musical com a cantora Lucinha Bastos, Orquestra de violinos do Instituto Vale do Rio Doce, coral de vozes de Natal e queima de fogos.
O tema do natal deste ano é “A estrela é Você”, que trará uma releitura dos personagens natalinos através de personagens de lendas amazônicas. O Projeto prevê ainda mais 25 diferentes atrações ao longo deste mês de dezembro, com mais de 1000 artistas envolvidos somando 100 exibições em um temporada de 36 dias. Entre as atrações estão teatro de bonecos, apresentações musicais e de corais natalinos, visitação à casa do Papai Noel, entre outras.
Sustentabilidade – O natal de Benevides tem se tornado referência em desenvolvimento sustentável no Pará. É na cidade que está instalado o segundo aterro de resíduos sólidos controlados pelo Estado, onde funciona a cooperativa de reciclagem Reciclaben, projeto que transformou a realidade de moradores do bairro das Flores até então afetados pela insegurança e pobreza.

Com a concepção de sustentabilidade, o projeto Natal de Benevides, em 2009, veio reforçar a iniciativa de dar uma nova destinação adequada aos resíduos sólidos que antes viravam entulhos nas ruas. Assim todo o material utilizado para confeccionar a decoração natalina da cidade é material de reciclagem. Para incluir cada vez mais a comunidade e os estudantes no projeto, foi criado este ano um concurso que premia aqueles que mais recolhem garrafas pet. A cada 20 garrafas o coletor tem direito a um cupom para concorrer a prêmios. Só no ano passado participaram 15 mil alunos.

T u r i s m o – O Natal de Benevides foi inspirado no Natal Luzes de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde o prefeito de Benevides, Edmauro Farias foi buscar inspiração para produzir a ideia aqui no Pará, entretanto com uma concepção bem amazônica. A programação já foi pauta dos principais veículos de comunicação do país, entre eles os que são ligados à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), entidade que através de um press trip fez o pré-lançamento da primeira edição do evento.
Uma forte parceira da terceira edição do Natal de Benevides é a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que este ano, além de apoio promocional ao evento intermediou parceria com a Infraero para que o Aeroporto Internacional de Belém recebesse uma intervenção em sua decoração natalina, inaugurada na última sexta-feira, dia 25. Na oportunidade o prefeito ressaltou a importância de apresentar o projeto além das fronteiras de Benevides. Edmauro explicou que a programação em Benevides terá cerca de 350 pessoas trabalhando por noite, um total de 1500 pessoas envolvidas. Ele engrandeceu a parceria com a Paratur e Infraero, “que contribuiu para que desse certo o projeto.
Samuel Ferreira, superintendente da Infraero, participou da inauguração da decoração natalina do aeroporto, intitulada Natal Sustentável Infraero – É você quem faz. Ele elogiou o resultado do trabalho. A decoração no aeroporto levou cerca de 50 mil garrafas pet. ” “a decoração mostra o esforço de um trabalho que impressiona e quebra paradigmas para uma cidade do Norte. Causa encantamento e é digna de louvor”. Elogiou Samuel.
O gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, que representou o presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, na ocasião, destacou a decoração como uma importante iniciativa para bem receber os turistas, que encontram um motivo a mais para se sentirem bem recebidos no aeroporto, onde a Paratur já mantém um Posto de Informações Turísticas (PIT) funcionando dia e noite para atender turistas que passam pelo local.
Na oportunidade houve apresentação do espetáculo “Boas vindas ao Noel”, apresentado por meninas e meninos bailarinos da Companhia de Dança de Benevides, atendidos pela secretaria de assistência social do município.
“Todo ano vou à Benevides e gosto muito do que fazem lá nessa época. Ver o projeto aqui em Belém é melhor ainda. Levanta o nosso turismo e mostra a criatividade do nosso povo”. Elogiou Maria Graciola Corrêa, que aproveitou a árvore de natal para tirar fotos ao lado do esposo, Milton Corrêa. Os dois estavam encantados com a nova decoração do aeroporto, uma pequena mostra do que acontece em Benevides até o dia seis de janeiro.

RESPONDER COMENTÁRIO