Sete Dicas Para Uma Vida Próspera.

3824

A prosperidade mexe com os sonhos e desejos de muitos, e não tem nada demais em desejar ser próspero, o problema esta nas formas encontradas para se alcançar este objetivo, muitos procuram os caminhos fáceis da marginalidade, outros apostam na sorte em loterias e mais alguns aguardam por heranças de parentes, mas Deus disse ao homem após o pecado entrar na raça humana “Do suor do teu rosto comerás”. Existem diversas formas de ser próspero, você pode ter a prosperidade material, ou quem sabe a prosperidade financeira, tudo o que toca vira ouro, ou ainda a prosperidade espiritual.

 

A bíblia é um manual para o ser humano e nela encontramos conselhos de Deus para quem busca a prosperidade, façamos então um passeio pelas promessas de Deus e seus ensinamentos para entender e aprender a ser cada dia mais próspero e se obter sucesso no que fazemos.

 

1º – Para ser próspero é necessário reconhecer a supremacia de Deus, seguir os seus ensinamentos e amá-lo com coração verdadeiro, alegre.

 

Agora, pois, ó Israel que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e aos seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?(Deuteronômio 10:12-13)

 

Deus recomenda na passagem acima que para que tudo vá bem conosco, devemos amá-lo, obedecê-lo guardando os seus mandamentos, seguir os seus ensinamentos levando uma vida correta, buscar sempre ser justo com todos e ter amor ao próximo, pois está escrito que aquilo que quiseres que façam a ti, faça você ao próximo, portanto, se queres ajuda para realizar teus planos, ajude outras pessoas a realizarem os planos delas.

 

– Aprenda a obedecer, o que Deus diz.

 

Guardareis, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra a que estais passando para possuirdes e para que prolongueis os dias nessa terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.(Deuteronômio 11:8-9)

 

Todo pai diz para seu filho se você obedecer papai compra o que você quer, isto é, todo pai condiciona a obediência do filho para poder recompensá-lo, e com Deus não é diferente. Se o pai aqui na terra não recompensa o filho rebelde, mas antes o corrige, por que nosso Pai que está no céu deveria recompensar? Você quer as bênçãos de Deus para a sua vida? Quer que os seus projetos sejam um sucesso? Obedeça ao nosso Pai celestial, obedeça a Deus.

 

– Estude, compreenda e pratique o que está escrito na palavra de Deus, a bíblia.

 

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.(Josué 1:8)

 

A Bíblia trata de todo o tipo de assunto que alguém precisa saber pra ser bem sucedido, cita exemplos de pessoas que prosperaram por seguir a palavra de Deus, cita também os maus exemplos para que não venhamos a cometer os mesmos erros e sim aprender com os erros que já foram cometidos e descritos ali, a Bíblia é muito mais que um livro, se você tirar 15 minutos do seu dia que tem 24 horas para procurar entende-la, vai sentir Deus agir na sua vida, peça para o Espírito Santo de Deus lhe dar conhecimento suficiente para entender as escrituras sagradas. O sucesso, a prosperidade você vai obter assim que os escritos deste livro estiverem enraizados em seu coração e na sua boca.

 

4º – Procure ajuda com quem pode te ajudar.

 

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto as correntes de águas, a qual da seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.(Salmo 1:1-3)

 

A maior besteira que se pode fazer quando se precisa tomar uma decisão é procurar ouvir quem não tem condições de te ajudar, um engenheiro não vai pra sala de cirurgia por que não tem conhecimento suficiente para operar alguém; O contador não entra com uma ação perante um tribunal por que não tem autorização para advogar; Então como é que as pessoas costumam tomar decisões através de conselhos de quem não tem condição nenhuma para dar, O casal briga aí o marido vai no bar e pede conselho pro primeiro bêbado que se diz amigo dele que esteja por lá, a mulher vai na vizinha fofoqueira que está mais interessada em saber da confusão do que achar uma solução para a mesma. Aprenda uma coisa, as trevas não tem condições de dar conselhos para a luz, por que quem é das trevas não conhece a luz, então como poderia dar bons conselhos. Sempre que você precisar de ajuda procure com calma quem realmente pode te ajudar, geralmente quem nos ama de verdade e tenha um testemunho de vida real na área que se está passando a dificuldade pode ajudar.

Você quer ser próspero, não participe das armações e planos ilícitos que seus “amigos(as)” de futebol, bar, trabalho,  passeio e etc. costumam a fazer e lhe convidar, com a falsa promessa do dinheiro fácil e rápido, este caminho termina em destruição e morte.

 

5º – Seja generoso e liberalista no fazer o bem as pessoas e a obra de Deus.

 

   I – A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.(Provérbios 11:25)

   II – Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra.(IICoríntios 9:6-8)

 

A Bíblia compara muito o reino de Deus com as coisas da agricultura, e na passagem acima diz que se você quiser ter uma colheita abundante você tem que plantar mais sementes, ou seja, quanto mais sementes você plantar mais se vai colher. E que sementes são essas? Acredito que tudo o que fazemos nessa terra é uma semente, se eu estudo vou colher conhecimento, se eu ajudar alguém eu serei ajudado por alguém, se eu investir nas coisas de Deus ele abrirá portas para que esse investimento retorne multiplicado. Todos os nossos atos, na verdade são sementes que um dia serão colhidas por nós. A Bíblia diz que aquilo que plantamos nós vamos colher, por isso cuidado com o que você anda plantando por que isso é o que você irá colher.

 

6º – Seja fiel nos dízimos e ofertas.

 

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.(Malaquias 3:10)

 

Você pode ler toda a Bíblia e vai ver que a única hora em que o Senhor diz para fazer-mos prova dele é com relação aos dízimos e ofertas. Deus criou todo o universo, ele é dono de tudo o que existe aqui na terra, nós apenas somos administradores do que Deus coloca em nossas mãos e ele pede que de tudo o que ganhamos 10% seja devolvida na sua casa, para que a obra de Deus continue a crescer. Você pode pensar mais Deus não precisa de dinheiro, e não precisa mesmo, mas Jesus quando ainda era homem pagou os impostos com seu dinheiro e disse dê a Cezar o que é de Cezar e dê a Deus o que é de Deus, o dinheiro é necessário nesse mundo para que a obra de salvação seja mantida e cresça a cada dia mais. Se você tiver fé e crer nessa palavra as portas do Céu abrirão sobre a sua vida, não digo que nunca vai te faltar nada, pois está escrito, “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João 16:33).”, agora te digo que Deus é verdadeiro para cumprir a sua promessa e você vai sentir o mover de Deus na tua vida.

 

7º – Tudo o que você tem deve ser para a honra do Senhor.

 

Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias da tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.(Provérbios 3:9-10)

Tudo o que você tem é dado pelo Senhor, por esta razão os teus bens devem servir para a honra do Pai, tem gente que ama mais os seus bens do que sua família, passa o dia lavando e encerando o carro, mas não diz pra esposa eu te amo, compra roda de liga leve e som de última geração enquanto os filhos tem o leite regrado pra comer. O carro ou a moto é só pra ele, não empresta, não dá carona, ninguém dirige nem pilota a não ser ele, o apego as coisas materiais o torna egoísta. Lembre-se que o mesmo Deus que o deu tem poder para tirar. Use os seus recursos para benefício seu, de sua família, amigos, desconhecidos e etc. desta forma estará honrando a Deus, pois preocupou-se não somente consigo, mas com o próximo também.

 

 

RESPONDER COMENTÁRIO